segunda-feira, 27 de março de 2017

Em casa de...

        É formada em Publicidade e Relações Publicas, profissão que nunca chegou a exercer pois preferiu o mundo da moda mais concretamente a área de Consultadoria de imagem e Personal Branding.
Conhecemo-nos num dos melhores spots da cidade de Lisboa, o Hotel do Bairro Alto e bastou cerca de uma hora para perceber que é uma mulher com sede de vida, como a própria se descreve, é inquieta por saber, por fazer, por inventar, falo de Andrea Schaefer autora do blog Mini-MI e responsável pelo Mini-Mi Fashion Week, uma semana de moda inteiramente dedicada aos Minis como gosta de chamar.



Quem segue o Mini-mi percebe que é uma apaixonada pela decoração, estou certa? Como define o seu estilo?
Eu sou uma apaixonada pelo belo e isso aplica-se a tudo, inclusive a beleza selvagem da natureza. Posso dizer que sou muito eclética no que diz respeito aos estilos, tanto gosto do clássico com pinta, como de um moderno com design e até de um estilo mais rústico. O importante é que esteja inserido no contexto.

Cor preferida?
Os meus filhos fizeram essa pergunta há dias e a verdade é que depende onde é aplicada a cor e tenho fases. Neste momento, em decoração ando apaixonada pelos brancos e o guarda-roupa está a ficar cheio de amarelo, mas por exemplo, no inverno foram os cinzentos.



O que considera mais importante na escolha de uma casa, a localização, o tamanho ou os acabamentos? (ex. optaria por uma casa menos boa em prol da sua localização) 
Sobretudo a luz e os acabamentos. Ligo muito a pequenos detalhes como o chão, o pé direito e reparo muito nas casas-de-banho e na cozinha.

Fez alguma alteração à casa onde vive? O que a cativou na escolha da mesma? Fizemos obras na cozinha. Estar em Lisboa e ter a sensação que estou no campo, poder ter uma horta e espaço ao ar livre para estarmos em família.


A decoração da sua casa foi toda pensada por si ou teve ajuda profissional?
Antes de começarmos a morar, a casa sofreu obras e nessa altura tivemos ajuda de um profissional.

Onde foi buscar a inspiração na hora de decorar?
Gosto muito do pinterest, da Elle e da Milk decoração.



Qual a divisão que lhe deu mais gozo fazer?
Gostei de todas, mas acho que as divisões onde o Tomás e a Pilar passam mais tempo (quarto e quarto de brincar) deu-me um gosto especial porque senti-me como uma criança, a brincar.



Para si o que não pode faltar numa casa?
Luz.

Moda e decoração estão inevitavelmente relacionadas, costuma seguir tendências ou segue o seu estilo próprio?
Os estilos estão, de certo modo, ligados a uma ou mais tendências e depois cada um adequa ao seu próprio gosto e espaço. Sigo tendências, nas que me revejo e sim, acho que tenho um estilo próprio.

Vive na casa dos seus sonhos? Se não, como seria?
A casa onde vivo é um sonho mas se tivesse que construir uma de raiz, seria talvez um armazém reestruturado, todo branco por dentro, com a cozinha na sala e com partes da parede exterior feitas em vidro que dessem para um pátio rústico. 



Que marcas/lojas de decoração aconselha?
Quanto mais a decoração de uma casa contar a nossa experiência melhor, por isso, adoro objetos trazidos de viagens. Aqui em Portugal gosto da Kare (tem móveis com design a um preço acessível), Paris Sete, Domo, o famoso Ikea…

Tem algum espaço que a tenha marcado em termos de decoração/arquitetura?
Aqui em Portugal gosto muito de Serralves.

Obrigada Andrea por ter aceite o meu desafio!
(imagens cedidas pela Andrea meramente ilustrativas)

quinta-feira, 23 de março de 2017

10 dicas para decorar salas pequenas

A sala de estar é sem duvida a divisão da casa a que mais  importância se dá na hora de decorar, talvez porque é aquela em que se  passa mais tempo e a que  mais vezes é visitada por amigos mas muitas vezes deparamo-nos com um problema, a falta de espaço e isso leva muita gente a desmoralizar e a pensar que dali não se vai conseguir fazer grande coisa, hoje com este post pretendo mostrar, que sim, é possível conseguirmos fazer um bom trabalho numa sala de pequenas dimensões, basta seguirem algumas das dicas que vos vou dar.

1-  Comece por tirar todas as medias das paredes e desenhe num papel se possível com uma régua de escalas, para ser mais fácil na hora de preencher a planta com o mobiliário que pretende colocar, caso seja do tipo de pessoa que não consegue ter uma verdadeira noção do espaço através do papel, pode optar por  desenhar no chão com fita adesiva todo o mobiliário que vai usar, deste modo vai perceber melhor se tudo fica proporcional.

2- O segundo passo deverá ser a escolha das cores e é aqui que tem de ter bastante atenção, porque em espaços pequenos a escolha da cor tanto pode ser o sucesso como o verdadeiro fracasso do projeto, prefira paredes de cores claras, preferencialmente o branco ou os tons pastel, cores muito fortes se forem mal utilizadas podem ser um fracasso total, por isso deixe-as para pequenos apontamentos, caso seja um adepto de cores escuras, poderá utilizá-las desde que as combine preferencialmente com o branco.



3- No que toca a cortinas, sugiro que acompanhem toda a parede mesmo que por trás a janela seja pequena e que acompanhem todo o pé direito, pois deste modo vamos ter a sensação de uma maior amplitude do espaço.


4- Utilize espelhos, estes alem de ampliar o espaço vão refletir a luz, tornando o ambiente mais claro. Repare neste exemplo em que a mesa e as cadeiras parecem o dobro do que são na realidade. Outro detalhe importante nesta foto é a mesa de jantar toda em vidro, vejam como fica leve, moveis escuros e em bloco dão a sensação de ocuparem muito mais espaço.


5- Visto o espaço vago no chão não ser muito, aproveite o espaço vertical, ou seja, utilize as paredes para a decoração, as prateleiras são uma boa escolha e já terá espaço para colocar objetos decorativos.


6- Outro aspeto bem importante e que muitas vezes me tira do sério ao entrar em salas pequenas, é o tamanho da televisão, eu sei que toda a gente gosta de uma boa televisão com um ecrã bem grande, principalmente os homens mas isso pode arruinar por completo um ambiente, escolha um ecrã proporcional ao tamanho da sala e principalmente tenha em atenção a distancia a que o vai colocar do sofá, se a distancia for curta quanto maior o ecrã pior vão ficar os seus olhos!


7- Escolha um tapete grande, vai dar a sensação que o espaço de chão é maior. 


8- Os pufs são optimos para que tem salas pequenas, deste modo pode sentar as visitas quando o sofá é pequeno e facilmente se arrumam, como mostra este exemplo em que o puf fica debaixo da prateleira sem ocupar espaço de circulação.


9- O tamanho do sofá também é muito importante, se seguir a primeira dica que dei com certeza que vai acertar na medida correta.


10- Agora uma ultima dica que serve para qualquer tipo de sala seja grande ou pequena, por favor tenham em atenção a cor da luz, escolham lâmpadas de cor amarela, sejam lâmpadas normais, económicas ou LED escolham a cor amarela, a luz branca que infelizmente muita gente utiliza tornam os ambiente frios e impessoais, se tem em casa luzes brancas faça a experiência e veja a diferença.



Imagens via Pinterest

Novidades para breve...

Vem ai mais uma novidade, uma nova rubrica que me está a dar muito gozo fazer...


terça-feira, 21 de março de 2017

12 ideias para reciclar moveis do IKEA

Gosto muito de reciclagem e tenho pena de não ter mais paciência para a fazer mais vezes, hoje em dia com os materiais que temos á disposição podemos com muito pouco dinheiro, transformar moveis de preços baixos em verdadeiras peças de design.
No post de hoje mostro 12 exemplos de como transformar moveis do IKEA em peças exclusivas, basta pormos a imaginação a funcionar.


1. Para modificar esta mesa de centro apenas necessitamos de uma lata de spay dourado e papel autocolante a imitar o mármore (podem encontrar no AKI e no Leroy Merlin)


             

2. Para este padrão étnico basta termos á mão tinta branca e fita adesiva para fazer o desenho.



3. Esta calculo que seja das cómodas mais vendidas mas para quê termos em casa uma peça banal se lhe podemos dar um toque diferente, neste exemplo podemos ver a diferença que a simples aplicação de papel  autocolante pode fazer.


4. Com um simples friso dourado esta cómoda MALM nem parece a mesma (a película dourada podem encontrar no Leroy Merlin


5. Bancos de todas a cores, fácil, fácil.

                

6. Tal como no primeiro exemplo, aqui só precisamos de spray dourado e película autocolante (podem encontrar no AKI e no Leroy Merlin), vejam como o efeito final é completamente diferente do original.


7. Mais uma cómoda com uma transformação fantástica e mais uma vez com materiais  super simples, tinta branca, Bondex e fita adesiva.

                              

8. Uma prateleira pode facilmente virar uma consola basta acrescentar-lhe uns pés e em vez dos tradicionais quatro porque não colocar só dois? Ideia ideal por exemplo para colocar em halls de entrada.

                 

9. Para este exemplo não encontrei no site o mesmo modelo de mesa mas encontrei estas e acho que ficariam super giras com o mesmo tipo de acabamento, material necessário, fita adesiva e tinta dourada.

                 

10. Uma estante simples, um papel giro e já está!

                            

11. Tinta branca, tinta azul, uns puxadores giros et voilá!


                                       

12. Este ultimo exemplo pode ser o mais complicado de se executar mas vale bem a pena, vejam só como uma mesa sem graça nenhuma pode virar uma secretária cheia de pinta.


                

Imagens via Pinterest








quinta-feira, 16 de março de 2017

Quartos partilhados

Estamos a atravessar uma época em que muitas vezes temos de fazer contas á vida, cada vez mais se vêem famílias que se privam de ter mais filhos, e constantemente uma das razões principais que leva a tomarem essa opção é a falta de espaço na casa onde vivem e o facto de não conseguirem comprar/arrendar uma casa maior.

Só temos um quarto disponível e já tem duas camas, como vamos conseguir colocar uma terceira? Temos uma menina e agora vem ai um menino, como tornar o quarto adequado aos dois, sendo de géneros diferentes? E se juntássemos os quatro miúdos num quarto tipo camarata e deixássemos o outro para brincarem? Muitas vezes são este tipo de perguntas que nos atormentam a cabeça mas se analisarmos bem o problema, existem muitos tipos de soluções, basta que sejam bem planeadas.

Alinhar as camas junto ás paredes pode trazer muitos benefícios em relação a colocá-las em paralelo, sendo que o principal beneficio é o espaço livre que fica no meio do quarto, que poder aproveitado para brincar.




Quem disse que um quarto de menina tem de ser rosa e de menino azul? Aos juntarmos os dois no mesmo quarto, podemos optar pelos tons pastel e misturar cores que diferenciem a área de cada um ou arrojar um pouco mais e escolher tons mais fortes, na primeira e terceira foto tanto a estante como a cómoda servem como divisória entre a zona de cada um.




A utilização dos beliches é uma das escolhas mais práticas no que toca a aproveitamento de espaço.


Quando são mais de duas camas necessárias, porque não transformar o quarto numa espécie de camarata, existe maior diversão na hora de deitar do que partilhar o quarto com todos os irmãos?





Imagens via Pinterest