A sala de estar é sem duvida a divisão da casa a que mais importância se dá na hora de decorar, talvez porque é aquela em que se passa mais tempo e a que mais vezes é visitada por amigos mas muitas vezes deparamo-nos com um problema, a falta de espaço e isso leva muita gente a desmoralizar e a pensar que dali não se vai conseguir fazer grande coisa, hoje com este post pretendo mostrar, que sim, é possível conseguirmos fazer um bom trabalho numa sala de pequenas dimensões, basta seguirem algumas das dicas que vos vou dar.
1- Comece por tirar todas as medias das paredes e desenhe num papel se possível com uma régua de escalas, para ser mais fácil na hora de preencher a planta com o mobiliário que pretende colocar, caso seja do tipo de pessoa que não consegue ter uma verdadeira noção do espaço através do papel, pode optar por desenhar no chão com fita adesiva todo o mobiliário que vai usar, deste modo vai perceber melhor se tudo fica proporcional.
2- O segundo passo deverá ser a escolha das cores e é aqui que tem de ter bastante atenção, porque em espaços pequenos a escolha da cor tanto pode ser o sucesso como o verdadeiro fracasso do projeto, prefira paredes de cores claras, preferencialmente o branco ou os tons pastel, cores muito fortes se forem mal utilizadas podem ser um fracasso total, por isso deixe-as para pequenos apontamentos, caso seja um adepto de cores escuras, poderá utilizá-las desde que as combine preferencialmente com o branco.
3- No que toca a cortinas, sugiro que acompanhem toda a parede mesmo que por trás a janela seja pequena e que acompanhem todo o pé direito, pois deste modo vamos ter a sensação de uma maior amplitude do espaço.
4- Utilize espelhos, estes alem de ampliar o espaço vão refletir a luz, tornando o ambiente mais claro. Repare neste exemplo em que a mesa e as cadeiras parecem o dobro do que são na realidade. Outro detalhe importante nesta foto é a mesa de jantar toda em vidro, vejam como fica leve, moveis escuros e em bloco dão a sensação de ocuparem muito mais espaço.
5- Visto o espaço vago no chão não ser muito, aproveite o espaço vertical, ou seja, utilize as paredes para a decoração, as prateleiras são uma boa escolha e já terá espaço para colocar objetos decorativos.
6- Outro aspeto bem importante e que muitas vezes me tira do sério ao entrar em salas pequenas, é o tamanho da televisão, eu sei que toda a gente gosta de uma boa televisão com um ecrã bem grande, principalmente os homens mas isso pode arruinar por completo um ambiente, escolha um ecrã proporcional ao tamanho da sala e principalmente tenha em atenção a distancia a que o vai colocar do sofá, se a distancia for curta quanto maior o ecrã pior vão ficar os seus olhos!
7- Escolha um tapete grande, vai dar a sensação que o espaço de chão é maior.
8- Os pufs são optimos para que tem salas pequenas, deste modo pode sentar as visitas quando o sofá é pequeno e facilmente se arrumam, como mostra este exemplo em que o puf fica debaixo da prateleira sem ocupar espaço de circulação.
9- O tamanho do sofá também é muito importante, se seguir a primeira dica que dei com certeza que vai acertar na medida correta.
10- Agora uma ultima dica que serve para qualquer tipo de sala seja grande ou pequena, por favor tenham em atenção a cor da luz, escolham lâmpadas de cor amarela, sejam lâmpadas normais, económicas ou LED escolham a cor amarela, a luz branca que infelizmente muita gente utiliza tornam os ambiente frios e impessoais, se tem em casa luzes brancas faça a experiência e veja a diferença.
Imagens via Pinterest
Sem comentários:
Enviar um comentário