quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vintage vs Retro

Os termos Vintage e Retro estão definitivamente na moda mas o que será que os diferencia? Seja o vestido da mãe quando era jovem, seja o sofá de casa da avó que antes ninguém se lembrava que estavam guardados no sótão porque eram vistos como velharias, hoje em dia passaram a ter uma nova conotação, agora o velho é vintage, e se é vintage é chique!
Mas o que é isso de ser vintage? Vintage é uma recuperação dos estilos das décadas desde 1920 a 1960 mas pode-se dizer que qualquer peça que tenha entre 20 a 100 anos (com mais de 100 anos passa a ser antiguidade) seja vintage, embora o "verdadeiro" estilo seja o das décadas que referi.
Já por muitas vezes ouvi pessoas a referirem estilo vintage e estilo retro como se fossem a mesma coisa mas não é bem assim, peças vintage são peças com as características que já vos referi, por palavras simples, coisas velhas que recuperamos e as re-utilizamos, por outro lado peças retro, são peças fabricadas actualmente mas onde o design é um revivalismo das décadas de 70 e 80, em relação ao valor, embora uma peça retro seja nova não quer dizer que seja mais cara, por vezes uma peça vintage pode ser bem mais cara, pelo facto de ser mais difícil encontrar outra igual.

Quer transformar um ambiente e dar-lhe aspecto vintage, corra para a casa da avó, para uma loja de velharias ou para a feira da ladra (um dos melhores locais para se encontrar este tipo de peças a preços acessíveis) e traga para casa, discos vinis, rádios, telefones antigos, gira discos, mobiliário pequeno, máquinas fotográficas, quadros, até a máquina de costura ferrugenta pode ter utilidade como se vê numa das imagens.






Caso procure um ambiente retro, aqui vão algumas ideias...




Imagens via Pinterest







Sem comentários:

Enviar um comentário