Surgiu entre as décadas de 50 e 70 nos estados unidos, mais precisamente em Nova Iorque, onde a necessidade de rendas mais baixas fez com que se começassem a utilizar caves e estúdios inacabados como espaços de habitação, muitas vezes conjugados com espaços de trabalho tal era a sua versatilidade.
Ferro oxidado, aço, tubagens á vista, paredes sem acabamento, em cimento ou em tijolo, vigas, madeiras toscas, pedra, pavimentos em mosaico hidráulico (aqui), microcimento (aqui) ou madeira, enfim tudo o que nos lembramos quando pensamos numa fábrica é válido para o estilo industrial, que tanto se vê hoje em dia.
É mais comum encontramos este estilo de arquitectura em lofts mas basta seguirem algumas destas dicas para se conseguir um estilo urbano, forte e cheio de personalidade em qualquer espaço.
Os tons de cinza predominam neste género de decoração, sendo que a cor pode ser dada através do mobiliário, nomeadamente nos estofos.
As paredes inacabadas com o tijolo à vista são outro ponto comum no estilo industrial, como podemos ver neste exemplo.
Lembram-se do post em que vos falei da diferença entre peças vintage e peças retro (aqui), também aqui as podemos utilizar sem restrições, como se vê neste exemplo onde a conjugação da parede em tijolo, as molduras com fotos a preto e branco e o baú antigo criam um ambiente cheio de charme.
Portas, paredes divisórias e janelas em ferro e vidro, juntamente com candeeiros metálicos suspensos dão o aspecto industrial neste dois espaços.
É nas cozinhas onde mais encontramos este estilo hoje em dia, dois bons exemplos são as duas imagens seguintes, a primeira com um ar mais rústico dado através da bancada em ilha toda em madeira envelhecida assim como as prateleiras onde estão dispostas as loiças, é comum neste género de decoração encontrarmos, loiças, panelas e outros utensílios culinários à vista, pendurados ou em prateleiras como é o caso.
Na outra imagem a parede revestida a pastilha metálica e os candeeiros suspensos numa tubagem dão o toque irreverente imprescindível .
Outra dica super fácil e barata é a utilização de rede metálica.