Veio dos países do norte da Europa mas rapidamente invadiu as casas mais a sul do continente, o seu ar clean e confortável tão característico tem cada vez mais admiradores e parece que veio para ficar, falo-vos do estilo escandinavo ou estilo nórdico como preferirem.
Para os mais distraídos a Escandinávia é o nome dado à zona do norte da Europa que abrange, a Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia e as ilhas Faroé.
Algumas das principais influencias deste estilo são sem duvida a paisagem e o próprio clima, o facto de serem países com invernos muito longos e muitas horas de escuridão tem um grande peso nas suas características quer a nível decorativo quer arquitectónico, já vão perceber porquê!
1- Comecemos pela paleta de cores utilizada.
Cores claras e pálidas dominam estes espaços, sendo que a base quase sempre é o branco, o cinza ou o beje e os toques de cor são dados com a utilização de rosa, azul ou verde (sempre no seu tom mais pálido) e a cor que não pode faltar é o preto.
Como vos falei lá atrás, estes são países que atravessam longas horas de escuridão e com a utilização desta paleta de cores conseguem trazer uma certa luminosidade que não é conseguida através de luz natural.
2- Os moveis
Sendo um estilo com uma forte componente minimalista, os moveis utilizados são de linhas simples e sóbrias, pintados ou de madeira natural e que acima de tudo têm de ser funcionais, os excessos aqui não são bem vindos por isso o que não faz falta sai.
3- O pavimento
De preferência com uma cor clara, a madeira é sempre uma optima escolha e se for pintada de branco tanto melhor.
4- As paredes
Na maioria das vezes são a base de toda a decoração relativamente à cor, onde as escolhas predominantes são o branco e o cinza claro com o intuito de trazer a tão desejada luminosidade ao interior da casa.
O seu adorno principal são as janelas, geralmente bem rasgadas afim de incorporar a própria paisagem na decoração e deixar entrar a luz natural que durante muitos dias é escassa.
Composições de várias molduras, com fotografias monocromáticas ou inscrições inspiradoras, são indispensáveis.
5- Tecidos e padrões
Jogar com as texturas dos diferentes tecidos pode ter um excelente resultado quando o objetivo é um ambiente clean, almofadas com padrões geométricos como as riscas são bem vindos mas prevalecem os lisos com tecidos de toque quente ou não fosse esta uma região gélida.
Imagens via Pinterest
Para porem em prática as dicas que vos dei não percam o próximo post com uma seleção de objetos e trazerem o norte da Europa para dentro das vossas casas!
Sem comentários:
Enviar um comentário