terça-feira, 31 de janeiro de 2017

BLACK IS BLACK

Hoje enquanto planeava este post, em que o tema é a cor preto, dei por mim a interrogar-me o porquê de gostar tanto desta cor em decoração, e então lembrei-me, há uns bons quinze anos atrás, enquanto ainda era estudante, durante uma visita ao Porto, fui ver uma exposição tipo "Casa Decor" (já não me lembro o nome). Um velho palacete na zona da Boavista, tinha as suas várias divisões decoradas por diferentes arquitetos e designers, a primeira divisão que os visitantes eram "convidados" a entrar era a sala de estar, com decoração da autoria do atelier Oito em Ponto, foi nesta sala que nasceu o meu fascínio pelo preto, uma sala com as paredes e pavimento totalmente pretos, completamente arrojado para a altura, em que esta não era uma cor muito utilizada, tinha um ambiente super clássico, sofás e cadeirões de veludo, apontamentos dourados nos objetos decorativos, o que nos remete completamente para o contrário do que pensamos quando pensamos em preto, que na maioria das vezes está associado a ambientes modernos e até minimalistas.

Nem toda a gente tem coragem para utilizar o preto, e há que saber utilizá-lo no sitio certo, para não se correr o risco de se criar um ambiente sem vida e monótono, para quem não consegue arriscar em paredes pretas, pode sempre apostar nos apontamentos, almofadas, estofos, molduras, fotografias a preto e branco, enfim, existe um sem numero de opções em que o preto pode ser utilizado para dar aquele toque irreverente a um espaço.

Quem me conhece, sabe o quanto adoro o preto, ou não fosse ele uma cor dominante na minha casa e no meu guarda roupa, e por aí?




 

Fotos via Pinterest

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Yellow sweet Yellow...

Apresento-lhes a minha mais recente atracção no que diz respeito a cores, o Amarelo!
Alvo de grandes discussões, há quem adore, há quem odeie, eu já fiz parte deste segundo grupo mas tenho de confessar que nos últimos tempos é um tom que me anda a mexer com os nervos, no bom sentido, talvez o culpado seja o inverno e os seus tons escuros, apetece-me cores de Verão, e que melhor cor para representar o sol e os dias quentes, senão o Amarelo.
Símbolo de luz e calor, é uma cor que inspira, desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio, na decoração pode transformar por completo um ambiente frio e impessoal em espaços acolhedores e alegres.
E por aí, gostam ou nem por isso?


1- Loja do Querido | 2- La Redoute | 3- Loja do Querido | 4- Zara Home
5- Loja do Querido | 6- Zara Home | 7- Ikea | 8- Trendy Pillows
(Via pinterest)
(Via pinterest)
(Via pinterest)







quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mosaico hidraulico

Uma tendência um tanto ou quanto arrojada mas que sem duvida veio para ficar, o mosaico hidráulico ou ladrilho hidráulico teve a sua época forte entre o fim do século XIX e meados do século XX, e agora volta a estar na moda.

Utilizado em paredes, pavimentos, zonas publicas, garagens, bordas de piscinas, e um sem fim de outras utilizações, a sua principal característica é a alta resistência e a sua grande vantagem é o facto de ser antiderrapante o que o torna seguro mesmo em pisos molhados.







(imagens via pinterest)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mirror, mirror on the wall...

Um espelho pode ser uma peça quase indispensável na hora de decorar um espaço, como objecto versátil que é, pode ser colocado em qualquer que seja a divisão da casa, escritório, restaurante, etc.
Seja para ampliar, reflectir, valorizar objectos, preencher espaços vazios ou simplesmente decorar, um espelho pode fazer toda a diferença, na sala, no quarto, no hall de entrada, na casa de banho e até na cozinha, estes podem dar um toque moderno, clássico ou luxuoso.

Na sala de estar uma boa localização para colocar espelhos é a parede que fica atrás do sofá, seja forrando toda a parede ou simplesmente utilizando um ou mais espelhos, caso queira dar destaque a um objecto, pode colocar um espelho a reflectir a sua imagem.




Na sala de jantar, uma boa escolha será colocá-lo por cima de um aparador ou consola ou colocar uma parede de espelho de modo a ampliar todo o espaço.




Em quartos e closets, espelhos na parede darão um toque de elegancia e romantismo, uma das localizações onde pessoalmente gosto de os ver é atrás das mesinhas de cabeceira, há tambem quem opte por colocar-los em frente á cama (se bem que esta opção é não muito aconselhada para quem segue a filosofia Feng Shui), outra boa opção é a porta do guarda-roupa em espelho, torna o quarto maior e mais iluminado.
No closet, o espelho assume uma dupla função, a de ampliar, visto que por norma são espaços pequenos e além disso ajudam-nos a escolher o look certo!





Se há local onde o espelho é indispensável, esse local é a casa de banho, e tambem aqui podemos inovar e fugir ao tipico espelho por cima da bancada, colocando por exemplo um espelho redondo dando assim um estilo retro, ou colocando um espelho emoldurado.





Use e abuse de espelhos em halls de entrada e corredores, vai criar a ilusão de espaços mais amplos e luminosos.


(Todas as imagens foram retiradas do Pinterest)















terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Kids work space...

Uma das horas mais complicadas do dia para quem tem filhos em idade escolar é sem duvida a hora do estudo, pelo menos por aqui é assim, tudo serve de desculpa para adiar por mais um bocadinho essa árdua tarefa.

Sem duvida que um dos pontos mais importantes para se atingir o sucesso, é o local de estudo, este deve conter determinadas características e ser organizado da melhor maneira possível, como tal tem de estar, arrumado, bem iluminado, bem ventilado, com uma temperatura agradável (não há pior que estar a realizar qualquer tarefa cheios de frio ou a morrer de calor) e se possível livre de brinquedos para que não hajam distrações e assim permitir o maior grau de concentração possível.

Em termos de espaço físico, o mobiliário é muito importante, devemos investir numa boa secretária com as medidas adequadas a cada idade e numa cadeira confortável de maneira a que a conjugação destas duas peças permita uma boa postura.

1- La Redoute | 2- Catita Ilustrations | 3- La Redoute | 4- La Redoute
 5- Ikea | 6- Lorena Canals | 7- Arboretto
1- Loja do Querido | 2- Homes in Heaven | 3- Arboretto
 4- Homes in Heaven | 5- Lorena Canals | 6- Loja do Querido | 7- Ikea













segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Work spaces

Cá em casa temos uma divisão a que chamamos escritório/salinha, tenho de confessar que em tempos foi isso mesmo mas com o passar do tempo e com o acumular compulsivo de tudo o que é tralha, o que era um espaço de trabalho organizado e com uma certa harmonia passou a ser aquela divisão da casa que em dia de visitas surpresa vou a correr fechar a porta para não assustar ninguém com tamanha desarrumação!


A organização da nossa casa é uma questão de mentalização, um dia acordamos e pensamos, é hoje... neste momento estou completamente empenhada na re-organização do nosso escritório/salinha, para isso tenho pesquisado vários ambientes, o ponto de partida já está comprado, um tecido lindo para umas almofadas que comprei na Nomalism em Campo de Ourique, prometo que no fim de pronto mostro tudo.

Durante esta semana vou mostrar vários mood-boards com indicação das respectivas lojas para que tambem voçês se possam inspirar!
Aqui vai o primeiro, espero que gostem...

1- Loja do Querido | 2- La Redout | 3- Ikea | 4- Area Store | 5- Ikea  6- Atelier da Tufi
 7- Loja do Querido | 8- Rosa com Canela | 9- Ikea

sábado, 21 de janeiro de 2017

Next week

A próxima semana vai ser dedicada a espaços de trabalho!
Mood boards em preparação...

Foto via Pinterest

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Green is the new Black

 Confesso que quando vi que a cor sensação para 2017 era o verde esmeralda fiquei com um pé atrás, para não dizer os dois, não é de todo uma cor que alguma vez tivesse usado em decoração, para mim era uma cor berrante demais, daquelas em que corremos o risco de nos fartarmos em dois tempos.
O olhar por vezes necessita de ser educado e desde que a Pantone nos deu a conhecer esta nova tendência, tenho vindo a pesquisar mais sobre ambientes com verde, resultado, estou completamente rendida.
Utilizado em paredes, estofos ou somente em pequenos apontamentos como almofadas, biblots e quadros, o verde dá-nos um toque de requinte, de luz e alegria que pode fazer toda a diferença.



 
 

This is me...





O meu nome é Rita, fiz o curso de Design de Interiores da ESAD na Fundação Ricardo do Espirito Santo Silva e sou uma apaixonada por tudo o que envolve decoração.
Passo horas a pesquisar novas ideias que me inspirem, aquelas que só de olharmos nos criam de imediato o desejo de mudar nem que seja um simples apontamento na nossa casa.
Decidi criar este blog para partilhar trabalhos, imagens, ideias e projectos de outros autores para que também vocês fiquem com o bichinho da decoração...mas não é tudo! Aqui poderão  encontrar tudo o que realmente me apaixona, moda infantil (a minha outra obsessão), hoteis, restaurantes, entre outros.

Sejam bem-vindos ao "My blue decor"!